UEPB - Repositório Digital

O universo representativo das histórias em quadrinhos na educação indígena

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Wanessa Juliana Alves
dc.date.accessioned 2020-12-04T02:57:33Z
dc.date.available 2020-12-04T02:57:33Z
dc.date.issued 2020-11-23
dc.identifier.other CDD 371.82
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22554
dc.description LIMA, W. J. A. O universo representativo das histórias em quadrinhos na educação indígena. 2020. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo refletir sobre o universo representativo das histórias em quadrinhos indígenas e sua relevância para a educação escolar. Apresentamos à seguinte indagação: como o universo representativo das histórias em quadrinhos podem contribuir para a Educação Indígena? Consideramos que a utilização desse recurso didático possa trazer um aporte na sala de aula indígena, levando em conta as questões indentidárias que podem ser encontradas nos quadrinhos, o incentivo e a apreciação a leitura desde cedo. A metodologia utilizada na pesquisa concebe-se como qualitativa em educação, inicialmente exploratória e posteriormente bibliográfica, neste sentindo, apresentamos como referencial teórico autores/as que tratam da importância das histórias em quadrinhos indígenas e suas representatividades tais como:Sérgio Macedo (2014), Alex Guenther (2010), Simm e Boni (2011), Charaudeau (2006)e os quadrinhos como um todo na educação que foram ressaltados através de Laudo Ferreira (2015), Sonia Bibe Luyten (1984), Ribeiro (2003) e Vergueiro (2010). A pesquisa aponta que o mundo representativo das histórias em quadrinhos tem grande valia para se trabalhar na sala de aula, uma vez que por seu conteúdo abranger várias áreas de aspectos culturais, traz um reconhecimento no ato de se tratar e trabalhar com a identidade do aluno. Uma dificuldade que pode ser encontrada é vista através da falta de materiais que contemplem tais ações e a busca por mais informações dos docentes para se trabalhar quadrinhos na sala de aula. Embora seja um recurso didático complementar, ainda pouco explorado, é notório a importância de falar de buscar envolver HQs culturais na classe indígena. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinho pt_BR
dc.subject Universo representativo pt_BR
dc.subject Educação Indígena pt_BR
dc.subject Identidade cultural pt_BR
dc.title O universo representativo das histórias em quadrinhos na educação indígena pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta