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Tendo em vista a relevância das discussões sobre leitura e formação de leitores, na aula de língua portuguesa (LP) e, consequentemente, na escola e outras instâncias sociais, este artigo objetivou refletir sobre leitura e formação de leitores em dois contos de Valter Hugo Mãe – O rapaz que habitava os livros e Bibliotecas – presentes na obra - Conto de Cães e Maus Lobos de Valter Hugo Mãe. O estudo fundamentou-se, teoricamente, nas contribuições de Agambem (2005), Cabral (2013), Carvalho (1984), Moura (2012) e Vieira (2014), Borges (2013), Guerreiro (2015), Melin (2018), Proust (1992), Oliveira (1995), Coelho (2000), Chartier (1999), Manguel (1997), Zilberman/Lajolo (1985), Hall (2006) e Silveira (2019). Quanto a metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem analítico-descritiva. Os resultados apontaram que as obras, já citadas, anteriormente, valorizam o ato de ler e contribuem para a formação de novos leitores, pois despertam o imaginário infantil e tratam de temáticas que abordam a relação entre esse imaginário, o mundo e suas imperfeições e o universo da leitura. |
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