Resumo:
A proposta do presente trabalho surgiu a partir dos estudos no componente Curricular História da Educação I e II, no curso de Pedagogia da UEPB, no Campus III. Percebeu-se que a História Oral, por volta do Século XIX, trabalhava com memórias de vida de pessoas celebres com destaque na sociedade. Porém, com o passar do tempo, os pesquisadores começaram a se interessar por histórias de pessoas comuns, dando destaque à história de mulheres, que contribuíram de alguma forma para a sociedade da época e/ou por experiências singulares que possibilitam contextualizar o individual, social e coletivo. Partindo desse desígnio, foi desenvolvido este trabalho monográfico no campo da História Oral com abordagem na História da Educação e História de Mulheres. O objetivo principal do trabalho é o processo educacional e professoral de Wilma Maria Gomes Marques, compreendendo o processo histórico – educacional feminino na Paraíba entre os anos de 1953 a 1991. Ao dar voz às mulheres a História Oral nos possibilita contar as trajetórias de vida dessas mulheres, que estavam adormecidas, através de relatos das suas memórias. Para embasar a pesquisa recorreu-se a autores que abordam alguns conceitos que corroboraram com as propostas contidas no trabalho, como Sharp (2011), Alberti (2004 e 2008) e Perrot (2013). Percorremos caminhos metodológicos para a concretização da pesquisa, a partir da realização de entrevista orais para obtermos a narrativa da professora Wilma Marques. Analisamos também fontes como documentos pessoais e fotografias. Assim, a rememoração do processo formativo e a trajetória professoral da professora Wilma Maria Gomes Marques, tornam-se relevantes, pois as narrativas da memória de vida nos fazem compreender a História da Educação contribuindo para a História de mulheres.
Descrição:
MARQUES, K. G. Wilma Maria Gomes Marques: rememorando o processo formativo e a trajetória professoral. 2020. 44f. Trabalho de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.