UEPB - Repositório Digital

Dislexia: retrato das vivências e dificuldades de docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Juciara Ferreira
dc.date.accessioned 2020-12-04T04:00:09Z
dc.date.available 2020-12-04T04:00:09Z
dc.date.issued 2020-11-25
dc.identifier.other CDD 371.194
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22560
dc.description SILVA, M. J. F. Dislexia: retrato das vivências e dificuldades de docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é um resultado de um estudo sobre a dislexia e sua complexidade, as dificuldades encontradas em sala de aula tanto para a criança disléxica, como para o professor que necessita adaptar-se a uma nova realidade. Sabemos que esse distúrbio acarreta problemas sérios no processo de aprendizagem de um individuo, pois é categorizada como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem no campo da leitura, escrita e soletração, afetando diretamente na vida educacional da criança. A dislexia já pode ser notada no início do processo de alfabetização. Partindo deste contexto foram analisadas quais são as principais dificuldades presentes em sala de aula que os docentes enfrentam no processo de ensino em crianças com dislexia, foi verificado como o fator emocional interfere no processo de aprendizagem, e quais são meios eficazes que o docente pode utilizar em sala de aula para que ocorra uma efetivação de uma prática pedagógica adequada às crianças disléxicas. A metodologia utilizada foi à bibliográfica, com o embasamento teórico, tendo em vista a gama de conhecimentos de autores como Frank, Massi, Fonseca, Olivier, dentre outros, sobre o conceito da dislexia, os sintomas característicos e seu diagnostico, bem como o acompanhamento e intervenções psicopedagógicos em crianças disléxicas, como também foi aplicada uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumentos um questionário e entrevista informal com os professores do Ensino Fundamental I de uma escola da rede privada do município de Guarabira/PB. Por fim, vale ressaltar que a dislexia, não pode ser confundida com preguiça, ou má vontade da criança, é um distúrbio sério, que tem um impacto profundo na vida das pessoas, faz-se necessário tratamento adequado, com equipe de profissionais de diversas áreas, para que ocorra uma melhora significativa tanto no processo educacional, quanto emocional, na vida do individuo que possui dislexia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Dificuldades pt_BR
dc.subject Estratégias pt_BR
dc.title Dislexia: retrato das vivências e dificuldades de docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta