Resumo:
O Novo Mais Educação configura-se como uma estratégia do governo Federal para ampliar a
jornada escolar do ensino fundamental das escolas. Este trabalho tem o objetivo geral refletir
sobre a Educação Integral no âmbito do Programa Novo Mais Educação (PNME) na Escola
Senador Humberto Lucena, de nível fundamental II. Como objetivos específicos foram
adotados: a) apresentar uma breve trajetória histórica do Programa Novo Mais Educação; b)
compreender e analisar as estratégias e os desafios da ampliação da jornada escolar abordando
o Programa Novo Mais Educação; c) problematizar as dificuldades de uma Educação Integral
no nosso contexto político, social, econômico e cultural atualmente, discutindo as dificuldades
a partir da realidade e experiência de uma escola da rede Municipal de ensino; d) analisar
quais estratégias utilizadas para o desenvolvimento do programa, apontando os pontos
positivos e negativos da Educação Integral; e) refletir acerca das contribuições deste
Programa; e) compreender quais foram os resultados obtidos com a ampliação da jornada
escolar. Para a elaboração deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico para
referencial teórico e embasamento do texto e uma pesquisa de campo, com abordagem
qualitativa, a partir da aplicação de um questionário, para um estudo de caso da escola com os
atores (uma coordenadora municipal, um coordenador facilitador e uma gestora) que
participaram do programa Novo Mais Educação (PNME) na instituição de ensino no período
de 2017-2018. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: Moacir
Gadotti, Jaqueline Moll, Celi Scallon, Orlandil Moreira, Teresa Cristina Faria, dentre outros, e
alguns documentos legais, entre eles o Caderno de Orientações do Programa Novo Mais
Educação e do Mais Educação, além de portarias e resoluções que autorizam a execução dos
Programas. Como resultado, esta pesquisa apresenta o contexto da Educação Integral proposta
no programa, bem como o impacto dessa modalidade de ensino na realidade da referida
localizada em Dona Inês, destacando sua organização, desenvolvimento, progresso e
retrocesso na qualidade do ensino-aprendizagem e no desenvolvimento social dos alunos. A
pesquisa constatou que a Educação Integral proposta neste Programa contribuiu para o
processo de ensino aprendizagem no Município, sobretudo, na formação cidadã, e possibilitou
a reflexão sobre a realidade do PNME, contextualizando a prática educativa, propondo assim
novos debates para a formulação de novas alternativas educacionais no âmbito da educação
em tempo integral.
Descrição:
ARAÚJO, N. da S. A educação integral no Programa Novo Mais Educação: estratégias e desafios na Escola Senador Humberto Lucena, em Dona Inês-PB. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de curso (Especialização em Educação e Politicas Publicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.