Resumo:
A presente pesquisa propõe apresentar algumas considerações sobre a literatura de cordel, no ensino fundamental, discutindo acerca da sua importância na sala de aula, visto que a poesia é um dos gêneros mais antigos da literatura, e se revela nas mais variadas formas de manifestações, no pensamento, na música, na dança, de forma oral ou escrita. Objetivamos propor uma reflexão acerca da inclusão da literatura de cordel na sala de aula, bem como elaborar uma proposta de leitura do referido gênero, com base na sequência básica, proposta de letramento literário desenvolvida por Rildo Cosson, buscando verificar as contribuições que a inserção desse tipo de literatura pode trazer para os estudantes. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir das concepções de: Cosson (2009), Koch & Elias (2008), Lajolo (1999), Pinheiro & Lúcio (2001), Pinheiro (2007), dentre outros que contribuíram no percurso interpretativo. Dessa forma, discutimos acerca de como a inserção da literatura de cordel pode contribuir para a formação cultural dos alunos, reforçando a importância da cultura nordestina; e também por tornar a aula mais atrativa e interativa, por meio da ludicidade, fantasia e musicalidade dos versos. Foi possível inferir que o desenvolvimento da proposta de leitura, com a literatura de cordel, é de suma importância para o desenvolvimento da oralidade, curiosidade, criatividade, o gosto pela leitura e o pensamento crítico dos estudantes.
Descrição:
LIMA, J. A. de. A literatura de cordel no ensino fundamental: uma proposta para a sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2020.