UEPB - Repositório Digital

O erro escolar discente no processo de avaliação das aprendizagens em língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cruz, Jeferson Silva da
dc.date.accessioned 2020-12-07T18:46:41Z
dc.date.available 2020-12-07T18:46:41Z
dc.date.issued 2020-11-10
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22607
dc.description CRUZ, J. S. da. O erro escolar discente no processo de avaliação das aprendizagens em língua portuguesa. 2020. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Diante das atribuições do erro ao fracasso do aluno, indagada pela sociedade em sua grande amplitude, decidimos averiguar a compreensão e o tratamento dado aos erros transparecidos no decorrer do processo de avaliação das aprendizagens em Língua Portuguesa. Para tanto, definimos o seguinte objetivo geral: analisar como é concebido o erro no processo de avaliação das aprendizagens na disciplina Língua Portuguesa. O trabalho está fundamentado com base nos apontamentos de: Aquino (1997), Lopes e Silva (2011), Vygotsky (2000), Luckesi (2011), entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa, descritiva, conduzida a partir da participação de um professor de Língua Portuguesa e de nove alunos do 8º ano de uma Escola Municipal situada na cidade de Brejo do Cruz – PB. Atentando-se para as categorias de análise previamente definidas: compreensão e identificação do erro; tratamento oferecido ao erro e práticas de avaliação do erro em Língua Portuguesa, foi realizada uma análise de conteúdo, havendo a triangulação de dados a partir de dois instrumentos: uma entrevista semiestruturada, direcionada ao professor, e um grupo focal com os alunos. Percebeu-se então, que o erro é considerado sob duas concepções, uma positiva e outra negativa, a primeira, compreende o erro como um caminho que conduz a aprendizagem, e a segunda, não agrega ao erro uma importância para o processo de aprendizagem. Os resultados apontam que o erro é compreendido e tratado sob uma perspectiva da avaliação formativa, mas, ainda perdura a ideia do erro como um elemento negativo ou de fracasso frente a aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof.ª Ma. Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Erro pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.title O erro escolar discente no processo de avaliação das aprendizagens em língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta