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Nesta pesquisa apresentamos uma proposta metodológica alicerçada na interface entre oralidade e variação linguística. Para um melhor desenvolvimento oral dos alunos, lançamos, primeiramente, um olhar em relação à temática da ansiedade que, em muitos casos, atua dificultando a expressão das falas desses indivíduos. Enfatizamos, ainda, o valor da variação linguística e o respeito da fala do outro para erradicar/diminuir o preconceito linguístico. Neste sentido, a presente monografia tem como objetivo geral apresentar uma proposta metodológica para alunos do 6° ano do ensino fundamental, envolvendo interfaces entre oralidade e variação linguística. Para atingir nosso propósito, no que diz respeito ao viés variacionista, fundamentamos nos preceitos de William Labov (2008), Marcos Bagno (1999, 2007, 2013, 2017), bem como Bortoni-Ricardo (2005). Em relação ao trabalho com a oralidade, destacamos: Marcushi e Dionísio (2007), Negreiro e Vitorino (2019). Pontuamos, também, os autores Cury (2013), Muniz e Fernandes (2016) e Silva (2011) que contribuíram para a condução da abordagem sobre a ansiedade. Metodologicamente, nossa pesquisa tem abordagem qualitativa e é de caráter descritivo-interpretativo. Os resultados revelam que esse estudo é uma ferramenta alternativa para os docentes de língua portuguesa que estão preocupados com a difusão da oralidade como instrumento de empoderamento linguístico e a melhoria do ensino da variação. |
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