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No sistema regular de ensino, a inclusão de pessoas, alunos ou crianças com Síndrome de Down (SD) é um dos maiores desafios para os professores, gestores e demais alunos. Nesse contexto, uma das questões bastante debatidas atualmente é sobre a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino, questionando-se o que é e como alcançá-la. Assim, durante a prática de seminários em sala de aula, além do contato com a educação especial e inclusiva, surgiram as seguintes indagações: Como se dá o processo de escolarização dos alunos com Síndrome de Down? Quais as limitações e possibilidades desses alunos? Diante disso, temos como objetivo geral investigar o processo de inserção, formação e inclusão dos alunos com SD, tendo por base as práticas de ensino aplicadas. Para tanto, temos como objetivos específicos conceituar SD e suas características, compreender as relações familiares, analisar o processo de escolarização dos alunos com SD, envolvendo as metodologias de ensino e o ambiente de sala de aula. Posteriormente, para complementar nossos estudos teóricos e trazer um relato da realidade de vivência na prática, produzimos um questionário semiestruturado sobre a inclusão do aluno com SD em sala de aula, destinado a uma pedagoga que atua com um aluno que tem SD no município de Catolé do Rocha-PB. Assim, o presente trabalho é fruto de uma pesquisa aplicada e bibliográfica com abordagem qualitativa, baseada principalmente nos estudos de PUESCHEL (1993), LIMA E FERRAZ (2000), MOTTA (2009), SCHWARTZMAN (2003), entre outros. A partir dessa pesquisa, foi possível analisar e compreender as metodologias e práticas de ensino voltadas para os alunos com Síndrome de Down e a construção de relações de ensino-aprendizagem, tendo como referências ás leis que regem aos portadores não só de SD, mas como também de qualquer outra síndrome, a inclusão no espaço escolar e a igualdade para todos. |
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