UEPB - Repositório Digital

O Processo de Escolarização dos Alunos com Síndrome de Down

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Francisca Rayanne Costa da
dc.date.accessioned 2020-12-08T14:12:42Z
dc.date.available 2020-12-08T14:12:42Z
dc.date.issued 2020-11-30
dc.identifier.other CDD 371.92
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22629
dc.description SILVA, F. R. C. da. O Processo de Escolarização dos Alunos com Síndrome de Down. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha , 2020. pt_BR
dc.description.abstract No sistema regular de ensino, a inclusão de pessoas, alunos ou crianças com Síndrome de Down (SD) é um dos maiores desafios para os professores, gestores e demais alunos. Nesse contexto, uma das questões bastante debatidas atualmente é sobre a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino, questionando-se o que é e como alcançá-la. Assim, durante a prática de seminários em sala de aula, além do contato com a educação especial e inclusiva, surgiram as seguintes indagações: Como se dá o processo de escolarização dos alunos com Síndrome de Down? Quais as limitações e possibilidades desses alunos? Diante disso, temos como objetivo geral investigar o processo de inserção, formação e inclusão dos alunos com SD, tendo por base as práticas de ensino aplicadas. Para tanto, temos como objetivos específicos conceituar SD e suas características, compreender as relações familiares, analisar o processo de escolarização dos alunos com SD, envolvendo as metodologias de ensino e o ambiente de sala de aula. Posteriormente, para complementar nossos estudos teóricos e trazer um relato da realidade de vivência na prática, produzimos um questionário semiestruturado sobre a inclusão do aluno com SD em sala de aula, destinado a uma pedagoga que atua com um aluno que tem SD no município de Catolé do Rocha-PB. Assim, o presente trabalho é fruto de uma pesquisa aplicada e bibliográfica com abordagem qualitativa, baseada principalmente nos estudos de PUESCHEL (1993), LIMA E FERRAZ (2000), MOTTA (2009), SCHWARTZMAN (2003), entre outros. A partir dessa pesquisa, foi possível analisar e compreender as metodologias e práticas de ensino voltadas para os alunos com Síndrome de Down e a construção de relações de ensino-aprendizagem, tendo como referências ás leis que regem aos portadores não só de SD, mas como também de qualquer outra síndrome, a inclusão no espaço escolar e a igualdade para todos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Thalison Breno Alves da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.title O Processo de Escolarização dos Alunos com Síndrome de Down pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta