Resumo:
Este trabalho pauta-se na nova narrativa latino-americana do século XX, focalizando as questões que permeiam o boom e o poosboom, o realismo maravilhoso e suas relações com o autoritarismo. Escolhemos para análise os romances Incidente em Antares de Érico Veríssimo e A casa dos Espíritos, de Isabel Allende, com o intuito de resolver a seguinte problemática: De que maneira o realismo maravilhoso colabora para a representação de períodos ditatoriais nos romances latino-americanos? Para tanto nosso objetivo geral foi: Identificar de que maneira o realismo maravilhoso colabora para a representação de períodos ditatoriais nos romances Incidente em Antares, de Erico Veríssimo e A casa dos Espíritos, de Isabel Allende. Para a abordagem do “realismo maravilhoso”, adotamos a perspectiva de Irlemar Chiampi (2012) que se opõe ao estudo das narrativas latino-americanas sob o viés do “realismo mágico”. Nesse sentido, o trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e comparativo. Dentre as conclusões alcançadas a partir das análises, compreendemos que as duas obras se enquadram na tese de Chiampi sobre o “realismo maravilhoso”. Pois nenhuma das obras utiliza os elementos maravilhosos com o intuito de causar medo ou horror nos leitores. No entanto, foi perceptível que a forma de utilização dos elementos maravilhosos é distinta. Incidente em Antares utiliza o elemento morto-vivo como centro para realizar a sátira política, enquanto que em A casa dos Espíritos os elementos maravilhosos permeiam toda obra, mas sem interferir diretamente na construção da crítica aos abusos de poder do regime ditatorial de Pinochet.
Descrição:
PLÁCIDO, E. M. B. O realismo maravilhoso como aporte para a representação do autoritarismo em A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende e Incidente em Antares, de Erico Veríssimo. 2020. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.