UEPB - Repositório Digital

A literatura fantástica contemporânea como ferramenta para formação do leitor: do dever ao prazer de ler

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Leonardo da Conceição
dc.date.accessioned 2020-12-09T13:06:46Z
dc.date.available 2020-12-09T13:06:46Z
dc.date.issued 2020-10-09
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22656
dc.description SOARES, L. da C. A literatura fantástica contemporânea como ferramenta para a formação do leitor: do dever ao prazer de ler. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo principal apontar caminhos para o trabalho da leitura literária, nos anos finais do ensino fundamental, aspirando a aquisição da prática da leitura pelos alunos, servindo-se das etapas propostas pelo Método Recepcional que é originário da Estética da Recepção, tendo como ferramenta a Literatura Fantástica, especificamente a obra Os contos de Beedle, o Bardo (2017), da autora J. K. Rowling, que pertence ao universo da saga Harry Potter. Para tanto, propomos inicialmente refletir acerca do problema da leitura no Brasil e discorrer acerca dos conceitos da Estética da Recepção que originou, posteriormente, o Método Recepcional, assim como, abordar os caminhos e conceitos da Literatura Fantástica. Em seguida, apresentamos um resumo da obra Os contos de Beedle, o Bardo (2017) em relação aos gêneros da Literatura Fantástica e, por fim, expomos a proposta de trabalho em sala de aula a partir da Literatura Fantástica e do Método Recepcional. Como parte do processo metodológico, adotamos um caráter de Pesquisa-Ação, sob referencial teórico de Hans Robert Jauss (1978, 1994) a partir da leitura de Zappone (2004) que discorrem sobre a Estética da Recepção, de Bordini e Aguiar (1988) mediante os estudos de Mello (2010) que estruturam o Método Recepcional, os estudos de Tzvetan Todorov (2007) sob análise de Marisa Martins Gama-Khalil (2013) e ainda os estudos de David Roas (2014) acerca da Literatura Fantástica, assim como, os trabalhos de Antonio Candido (2002, 2009) sobre a função da literatura, resultando em uma proposta de intervenção que espera dispor aos professores de Língua Portuguesa uma opção de trabalho para a leitura literária na escola e a formação de leitores partindo da Literatura Fantástica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Literatura fantástica pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Método recepcional pt_BR
dc.subject J. K. Rowling pt_BR
dc.title A literatura fantástica contemporânea como ferramenta para formação do leitor: do dever ao prazer de ler pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta