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Este trabalho apresenta uma investigação a respeito dos impactos do marketing sensorial sobre a experiência de compra do consumidor no ponto de venda. A construção de dois objetivos específicos se fez necessária para embasar a investigação principal desta pesquisa, são eles: a) identificar como os cinco sentidos são trabalhados no ponto de venda por meio de estratégias de marketing sensorial e b) analisar o uso de estímulos sensoriais como estratégia direcionada à experiência de compra do consumidor no ponto de venda. Para tal, foi realizado um estudo de caso de natureza aplicada, exploratória e de abordagem qualitativa, fundamentado em entrevistas semiestruturadas e observação não-participante in loco. Somaram-se 9 (nove) participantes ao todo, dentre estes, 8 (oito) consumidores e a gerente da empresa pesquisada, cujas opiniões expressadas foram submetidas à análise interpretativa correlacionando-a tanto ao referencial teórico quanto à observação não-participante realizada. A experiência de compra do consumidor, no local de realização da pesquisa, está diretamente relacionada aos estímulos sensoriais ali dispostos e, por conseguinte, o marketing sensorial proporciona à atmosfera do ponto de venda uma ambientação estratégica que permite ao consumidor captar, mesmo que subjetivamente, sensações imprescindíveis no processo de fidelização com a marca. Notou-se, então, que os cinco sentidos, com exceção a audição, são aproveitados na ambientação do ponto de venda. Não obstante, os resultados apontam que os estímulos sensoriais dispostos na loja tornam a experiência de compra mais prazerosa para o consumidor. |
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