dc.contributor.author |
Silva, Fernanda Cordeiro da |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-09T13:18:11Z |
|
dc.date.available |
2020-12-09T13:18:11Z |
|
dc.date.issued |
2020-11-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22660 |
|
dc.description |
SILVA, F. C. da. A ludicidade e o uso de recursos didáticos na Educação Escolar Quilombola (EEQ) na cidade de Alagoa Grande – PB. 2020. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda a questão da Ludicidade e dos recursos didáticos em uma escola pública Quilombola do município de Alagoa Grande/PB. O mesmo teve por objetivo geral compreender como o lúdico e os recursos didáticos, podem contribuir para a construção identitária, o respeito e a valorização da cultura afrobrasileira. Para tanto, foi realizada uma entrevista com três (3) professores da escola pública quilombola. Devido ao isolamento social, ocasionado pela pandemia do COVID -19, a entrevista foi feita através dos meios virtuais de comunicação e com um questionário contendo cinco (5) perguntas aberta e de múltipla escolha. Pretendemos mostrar a relevância desses profissionais da educação e dos recursos didáticos no processo de valorização cultural e identitária. A análise está fundamentada a partir dos estudos de alguns autores e dos acervos existentes como os de Soares (2008), Antunes (2002) e Vasconcelos (2006). Este estudo mostrou a importância na formação específica do/da professor(a) que trabalha na escola quilombola. Pois, é a partir da atuação do profissional da educação no ambiente educacional que o/a estudante tem o seu direito de acesso aos conteúdos disponibilizados, inclusive os que estão relacionados as suas raízes. Ainda foi possível afirmar que a maioria dos/das professores(as) utilizam jogos e brincadeiras como metodologia complementar em sala de aula a fim de melhorar a aprendizagem. Conclui-se que a parceria entre professores qualificados em questões étnicos raciais e culturais é relevante para a valorização e preservação cultural, através do trabalho conjunto entre os dois nas escolas da comunidade quilombola. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Sheila Gomes de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Valorização cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Educação quilombola |
pt_BR |
dc.title |
A ludicidade e o uso de recursos didáticos na Educação Escolar Quilombola (EEQ) na cidade de Alagoa Grande - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |