UEPB - Repositório Digital

A ludicidade e o uso de recursos didáticos na Educação Escolar Quilombola (EEQ) na cidade de Alagoa Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Fernanda Cordeiro da
dc.date.accessioned 2020-12-09T13:18:11Z
dc.date.available 2020-12-09T13:18:11Z
dc.date.issued 2020-11-11
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22660
dc.description SILVA, F. C. da. A ludicidade e o uso de recursos didáticos na Educação Escolar Quilombola (EEQ) na cidade de Alagoa Grande – PB. 2020. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda a questão da Ludicidade e dos recursos didáticos em uma escola pública Quilombola do município de Alagoa Grande/PB. O mesmo teve por objetivo geral compreender como o lúdico e os recursos didáticos, podem contribuir para a construção identitária, o respeito e a valorização da cultura afrobrasileira. Para tanto, foi realizada uma entrevista com três (3) professores da escola pública quilombola. Devido ao isolamento social, ocasionado pela pandemia do COVID -19, a entrevista foi feita através dos meios virtuais de comunicação e com um questionário contendo cinco (5) perguntas aberta e de múltipla escolha. Pretendemos mostrar a relevância desses profissionais da educação e dos recursos didáticos no processo de valorização cultural e identitária. A análise está fundamentada a partir dos estudos de alguns autores e dos acervos existentes como os de Soares (2008), Antunes (2002) e Vasconcelos (2006). Este estudo mostrou a importância na formação específica do/da professor(a) que trabalha na escola quilombola. Pois, é a partir da atuação do profissional da educação no ambiente educacional que o/a estudante tem o seu direito de acesso aos conteúdos disponibilizados, inclusive os que estão relacionados as suas raízes. Ainda foi possível afirmar que a maioria dos/das professores(as) utilizam jogos e brincadeiras como metodologia complementar em sala de aula a fim de melhorar a aprendizagem. Conclui-se que a parceria entre professores qualificados em questões étnicos raciais e culturais é relevante para a valorização e preservação cultural, através do trabalho conjunto entre os dois nas escolas da comunidade quilombola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Valorização cultural pt_BR
dc.subject Educação quilombola pt_BR
dc.title A ludicidade e o uso de recursos didáticos na Educação Escolar Quilombola (EEQ) na cidade de Alagoa Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta