Resumo:
A relação homem/natureza vem passando por diversos problemas, porem os embates acerca desse assunto está sendo debatido e ganhando cada vez mais destaque, seja no âmbito social ou nas repartições educacionais. Trabalhar uma conscientização completa do sujeito e para que esta comece desde cedo é primordial, a fim de que ocorram de fato ações e pensamentos voltados para a Educação Ambiental (EA). Para tanto, objetivou-se através desta pesquisa analisar como estava sendo trabalhada as questões ambientais no contexto escolar, para a realização desse estudo efetuou-se uma revisão bibliográfica a partir de teóricos como Dias (2000), Souza (2007), Silva (2016), entre outro. O método utilizado foi de caráter qualitativo, entretanto conduzimos uma pesquisa semiestruturada destinadas aos/as docentes de 02 (duas) escolas do ensino fundamental sendo uma pública e outra privada na cidade de Alagoa Grande PB. Observou-se então que os docentes das duas escolas estão conscientes de seu papel social e ético, objetivando desenvolver uma conscientização e respeito ao meio ambiente. Mesmo diante de toda problemática inerente ao tema, conseguimos enxergar que a interdisciplinaridade tem sido fundamental e isso atrelado a uma escola engajada nessa luta contribui para um melhor processo de conscientização sobre os problemas ambientais. Os resultados obtidos nesta pesquisa concluem que algumas concepções sobre a EA estão sendo trabalhadas tanto na escola na figura do corpo docente, quanto por parte do alunado.
Descrição:
SILVA, S. dos S. Educação Ambiental no contexto escolar: análises teóricas em duas escolas de ensino fundamental no município de Alagoa Grande-PB. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020