Resumo:
Este trabalho constitui em uma análise do relatório das atividades do Estágio Supervisionado realizado nos anos do ensino médio da educação regular, que tem como foco principal, articular a teoria e prática no processo formativo. Essa atividade desenvolveu-se em duas etapas: a primeira na observação e a segunda na intermediação (regência) das aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Celso Cirne, tendo o estágio de observação sido realizado no ano de 2018 e os de regência no ano de 2019. No espaço formativo fazendo observações de como se desenvolve o ensino em uma sala de aula, a maneira de como a professora conduz a aprendizagem, e como se processa a apreensão do conhecimento pelos alunos, visando atender as necessidades dos mesmos de acordo com seu desenvolvimento educacional, evidenciou-se a importância do estágio supervisionado que corroborou para uma melhor formação das futuras gerações que virão a ser profissionais, docentes em geografia. Assim, a formação tornou-se ainda mais significativa quando essas experiências foram socializadas na prática com os alunos e a professora, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, “um novo olhar sobre o ensino, e a aprendizagem”.
Descrição:
ALVES JÚNIOR, A. S. A relevância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia. 2020. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.