Resumo:
O presente texto aborda a valorização da diversidade racial, no contexto escolar embasada pela Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), reforçando as contribuições que a citada lei agregou a comunidade escolar, como também, a formação docente. Tomando como objetivo geral: identificar quais medidas pedagógicas são tomadas pelos educadores acerca da aplicação da Lei 10.639/03, (BRASIL, 2003), e como objetivos específicos: conhecer quais práticas pedagógicas são adotadas quanto a cultura afro-brasileira e Africana; caracterizar a formação étnico-racial que é atribuída ao educando, além de analisar o quão relacionada está a lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), as práticas pedagógicas adotadas. O presente texto também conta com referenciais importantes para a temática, a exemplo de: Munanga (2005), Valente (1995), Freire (1996), além do respaldo exercido pela promulgação da Lei 10.639/03 (BRASIL,2003). Tomamos como metodologia aplicada na pesquisa, o estudo de caso, estabelecendo abordagens investigativas diante das pedagogias aplicadas no contexto escolar relacionada as relações étnico raciais. A partir dos dados coletados com os relatos, foi possível obervar que a implementação da Lei 10.639/03 (BRASIL,2003) se dá conforme a realidade da instituição escolar, e que mesmo diante tamanhos desafios, as escolas conseguem realizar atividades que abordam a cultura afro em seu cotidiano.
Descrição:
SOUZA, A. da S. A valorização da diversidade racial embasada pela lei 10.639/03: o contexto de uma escola na Cidade de Guarabira/PB. 2020. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.