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Este trabalho se propõe a discutir o Modelo de Educação Integral denominado de Escola Cidadã Integral que está em processo de implantação no Estado da Paraíba, com 229 escolas no ano de 2020. O objetivo central deste trabalho é realizar uma análise da implantação dessas escolas, criadas por meio da Lei Nº 11.100 de 06 de abril de 2018, analisando as especificidades do modelo pedagógico e de gestão e a evolução dos índices educacionais. Assim, nos propomos a identificar se tal modelo, em termos de aplicabilidade, aceitação e formação integral, está em consonância com o que propõe a formação para integralidade do ser. Para isso, nos utilizamos de pesquisa bibliográfica, para a fundamentação teórica e suas devidas análises, sendo a pesquisa principal realizada por meio de preenchimento de formulário eletrônico (Google Forms), utilizado como estratégia diante da Pandemia do COVID-19, que recebeu respostas de alguns estudantes, professores, gestores e coordenadores das 14 gerências regionais de educação do Estado da Paraíba. No que tange à fundamentação teórica desse trabalho, fazemos uso de autores que integram o grupo dos principais pensadores contemporâneos da educação Integral no país, como, COSTA (2006), MOLL (2012 e 2010), GADOTTI (2010 e 2011). Por fim, identificamos um novo paradigma educacional que se estabelece no Estado da Paraíba, com uma ascensão nos índices educacionais, em meio aos embates, debates, elogios e críticas da comunidade escolar diante da implantação do novo modelo educacional. |
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