Resumo:
O presente artigo tem por finalidade refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras como estratégia de ensino na Educação Infantil, e identificar suas contribuições à aprendizagem dos alunos. Apresenta uma pesquisa qualitativa em educação de cunho bibliográfico a respeito da importância dos jogos e do brincar no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento da criança, tendo em vista a construção da educação através de brincadeiras e jogos. O texto também aborda uma reflexão sobre o papel docente na condução das brincadeiras na sala de aula e faz uma análise de como as atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das crianças, tornando as aulas e experiências nessa etapa da educação básica mais atrativas que oportunizem a criança se expressar e interagir diante das situações do cotidiano. Para tanto, buscou-se embasamento teórico em: Kishimoto (1999; 2002; 2003; 2005; 2010; 2017); Tessaro (2007); Brasil (1998); Vygotsky (1991); Piaget (1998) entre outros autores. Sendo o jogo e o brincar influenciado pela cultura, mídia e local, constatamos que o jogo e a brincadeira provocam na criança uma aprendizagem significativa quando os conteúdos são planejados e dirigidos.
Descrição:
SANTANA, J. M. P. Importância de jogos e brincadeiras para aprendizagem da criança na educação infantil. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.