UEPB - Repositório Digital

Prática da docência durante a graduação em cursos pré vestibular (Cursinho Pró ENEM - UEPB)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author André, Robson Teixeira
dc.date.accessioned 2020-12-11T23:27:17Z
dc.date.available 2020-12-11T23:27:17Z
dc.date.issued 2020-12-01
dc.identifier.other CDD 373
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22738
dc.description ANDRÉ, R. T. Prática da docência durante a graduação em cursos pré vestibular (Cursinho Pró ENEM - UEPB). 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Na abordagem de conteúdo teóricos em disciplinas como a geografia requer artifícios metodológicos para que a atenção dos alunos seja estimulada assim como a assimilação do assunto com situações cotidianas. Autores afirmam que a metodologia utilizada para transmissão do conhecimento da disciplina deve levar em consideração a habilidade de professor e o convívio dele com o instrumento a ser utilizado, a aceitação da turma, o conteúdo a ser abordado, entre outros aspectos. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar as inovações metodológicas levadas a sala de aula de cursinhos pré-vestibulares por professores graduandos do curso de Geografia, sendo possível a identificação através de entrevistas com os alunos, o benefício de tais inovações no aprendizado. Para tanto, foram realizadas entrevistas para obtenção dos depoimentos de cinco alunos do cursinho pré-vestibular que acompanharam aulas assiduamente durante o ano letivo de 2019 onde estes relataram suas impressões sobre as aulas e metodologias utilizadas na disciplina de Geografia para apreensão de atenção e aumento de conhecimento. Os alunos não foram identificados por nomes e sim por letras para resguardar a identidade de cada um. Como resultados obtivemos respostas positivas sobre a abordagem metodológica utilizada em sala de aula, mesmo que em alguns casos, houvesse a afirmativa de monotonia na disciplina, quebrada pela utilização de artifícios externos que conciliaram a matéria e o cotidiano. Logo, conclui-se que a utilização de filmes como elemento metodológico fez com que os alunos associem os fatores apresentados nas películas com o conteúdo abordado em sala de aula, aumentando o interesse em participar das aulas, com melhor fixação de conteúdo colaborando para a resolução das questões do ENEM. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Joana d’Arc Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.subject Curso pré-vestibular pt_BR
dc.title Prática da docência durante a graduação em cursos pré vestibular (Cursinho Pró ENEM - UEPB) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta