dc.contributor.author |
André, Robson Teixeira |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-11T23:27:17Z |
|
dc.date.available |
2020-12-11T23:27:17Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 373 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22738 |
|
dc.description |
ANDRÉ, R. T. Prática da docência durante a graduação em cursos pré vestibular (Cursinho Pró ENEM - UEPB). 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na abordagem de conteúdo teóricos em disciplinas como a geografia requer
artifícios metodológicos para que a atenção dos alunos seja estimulada assim como
a assimilação do assunto com situações cotidianas. Autores afirmam que a
metodologia utilizada para transmissão do conhecimento da disciplina deve levar em
consideração a habilidade de professor e o convívio dele com o instrumento a ser
utilizado, a aceitação da turma, o conteúdo a ser abordado, entre outros aspectos.
Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar as inovações
metodológicas levadas a sala de aula de cursinhos pré-vestibulares por professores
graduandos do curso de Geografia, sendo possível a identificação através de
entrevistas com os alunos, o benefício de tais inovações no aprendizado. Para tanto,
foram realizadas entrevistas para obtenção dos depoimentos de cinco alunos do
cursinho pré-vestibular que acompanharam aulas assiduamente durante o ano letivo
de 2019 onde estes relataram suas impressões sobre as aulas e metodologias
utilizadas na disciplina de Geografia para apreensão de atenção e aumento de
conhecimento. Os alunos não foram identificados por nomes e sim por letras para
resguardar a identidade de cada um. Como resultados obtivemos respostas
positivas sobre a abordagem metodológica utilizada em sala de aula, mesmo que
em alguns casos, houvesse a afirmativa de monotonia na disciplina, quebrada pela
utilização de artifícios externos que conciliaram a matéria e o cotidiano. Logo,
conclui-se que a utilização de filmes como elemento metodológico fez com que os
alunos associem os fatores apresentados nas películas com o conteúdo abordado
em sala de aula, aumentando o interesse em participar das aulas, com melhor
fixação de conteúdo colaborando para a resolução das questões do ENEM. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Joana d’Arc Ferreira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Curso pré-vestibular |
pt_BR |
dc.title |
Prática da docência durante a graduação em cursos pré vestibular (Cursinho Pró ENEM - UEPB) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |