UEPB - Repositório Digital

O ensino de filosofia e os desafios remotos em tempos de distanciamento social

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Suênio Borges
dc.date.accessioned 2020-12-14T02:13:50Z
dc.date.available 2020-12-14T02:13:50Z
dc.date.issued 2020-09-28
dc.identifier.other CDD 107
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22741
dc.description SANTOS, S. B. O ensino de filosofia e os desafios remotos em tempos de distanciamento social. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia da Educação).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância do Ensino de Filosofia na construção do conhecimento, que concebe a Filosofia da Educação como mecanismo indispensável para relação de interdisciplinaridade nas diversas ciências ou áreas do conhecimento. Diante desta relação, podemos compreender que o desenvolvimento intelectual de uma nação está intimamente ligado ao investimento na educação. Em nosso contexto social, inúmeras dificuldades corroboram para o sucateamento da educação básica na rede pública de ensino. Dentre elas, podemos destacar as políticas neoliberais que emergem do sistema capitalista que vem a cada dia destruindo o ensino gratuito e valorizando o ensino privado. A Filosofia da Educação vem neste sentido ajudar os docentes a se fortalecer no amplo acesso ao processo transformador educação. Mesmo em tempos em que o mundo é vitimado por um vírus letal, fazendo a população se isolar em suas casas, a educação é capaz de romper a escuridão e levar aos alunos a busca do conhecimento. O corona-vírus COVID-19, levou a sociedade brasileira a mudança das aulas presenciais em remotas, para que a educação não parasse definitivamente, enquanto o país não encontre uma vacina para combater definitivamente essa pandemia. Nesta perspectiva de aulas remotas, estudaremos a relação dos professores e alunos do ensino médio, do turno da tarde, da Escola Estadual de E. Fundamental e Médio Des. Arthur Virgínio de Moura, da cidade de Matinhas, Paraíba, durante esse período de aulas remotas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Valmir Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.subject Distanciamento social pt_BR
dc.title O ensino de filosofia e os desafios remotos em tempos de distanciamento social pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta