Resumo:
O ensino de Geografia nas escolas é um processo complexo e sócio-histórico, pois
reflete as múltiplas formas como o movimento da sociedade se materializou na (re)
constituição da ciência geográfica e, consequentemente, do seu papel na formação
do professor e na configuração do ensino na educação básica. Neste trabalho, que é
fruto de uma pesquisa realizada com professores da rede pública de ensino básico,
tem-se por objetivo compreender a relação entre o processo de ensino e
aprendizagem de Geografia no ensino fundamental I e a forma como este repercute
na construção dos saberes geográficos no ensino fundamental II. A pesquisa norteouse por uma abordagem de cunho qualitativo e adotou, como procedimentos
metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo que contou com
instrumentos qualitativos para obtenção de dados e informações. Como subsídios
teóricos para as análises dos dados coletados, foram utilizados estudos de Callai
(2005), Farias (2007), Silva et.al (2016), entre outros. Os resultados obtidos revelaram
a importância de trabalhar a Geografia no ensino fundamental I como uma área do
saber que vai além da mera decodificação de termos, que muitas vezes são abordados
de forma desassociada da realidade do aluno. No ensino fundamental II, o aluno tende
a reproduzir a concepção de Geografia desenvolvida no ensino fundamental I, e isso
implica em uma relação direta entre estes dois momentos da formação escolar. Desta
forma, torna-se imprescindível que o aluno seja instigado desde os primeiros anos do
ensino fundamental para a construção de um saber geográfico significativo e presente
em sua realidade socioespacial.
Descrição:
BARBOSA NETO, R. A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.