Resumo:
O presente trabalho trata-se de um relato da experiência de estágio não obrigatório, realizado no Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba – COREN-PB, na Unidade de Registro e Cadastro (URE), durante o período de abril de 2017 a setembro de 2018. Tem como objetivo geral dar ênfase a importância do manuseio da documentação, a sua preservação e conservação a partir da vivência oportunizada pelo estágio. Os objetivos específicos são: 1. descrever o funcionamento do arquivo a partir de um diagnóstico dos recursos humanos e materiais e 2. apresentar proposta de melhorias no arquivo e na guarda de documentos assegurando fidedignidade na recuperação e no acesso à informação. A metodologia usada para análise de dados da pesquisa foi o método quadripolar, no qual aborda uma forma interativa os dados obtidos. Os resultados revelam que a URE possui dificuldade em lidar com a gestão de documentos, consequentemente gerando complicações as suas documentações e afetando assim o funcionamento da organização, por isso propõe-se que por meio das experiências adquiridas no período de estágio, é de suma importância o papel de um arquivista nas instituições no que tange a percepção da gestão dos arquivos e o quanto a falta de uma gestão de documentos adequada dificulta à gestão e à memória de uma instituição. Destarte, ratifica a necessidade de visibilidade do arquivista, de seu papel essencial, contribuindo de uma forma direta para o desenvolvimento organizacional.
Descrição:
ARAÚJO, M. F. de. O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba: relato da experiência de estágio na unidade de registro e cadastro. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.