Resumo:
Essa pesquisa teve a finalidade de realizar um levantamento de dados sobre a participação da família no acompanhamento escolar, para identificar como está acontecendo as contribuições da família nesse processo de ensino-aprendizagem da criança. Então, o presente trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa quantitativa, com o objetivo geral de investigar a participação da família na vida escolar de seus filhos. Em relação aos objetivos específicos, buscamos discutir a relevância do papel da família no desenvolvimento social da criança; identificar qual a função do professor no processo de ensino-aprendizagem infantil e analisar a necessidade do bom relacionamento entre família e a escola. Para conseguirmos desenvolver a pesquisa e alcançar os objetivos propostos, foi formatado um questionário contendo 10 (dez) perguntas objetivas e aplicado de forma presencial (antes da pandemia do Covid-19) para 11 (onze) pais de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, e também para 13 (treze) pais de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, totalizando 24 (vinte e quatro) pais, ambos de uma escola municipal, que está localizada na cidade de Guarabira – PB. Considerando o resultado da pesquisa, podemos observar que as famílias que responderam ao questionário, se dizem, em sua maioria, estarem presentes na vida escolar de seus filhos, e que mantém um bom relacionamento com a escola. Sabemos que essa união entre a família e escola é muito gratificante para as crianças se desenvolverem.
Descrição:
SILVA, L. T. de L. A participação da família no acompanhamento escolar: suas contribuições para o ensino-aprendizagem da criança. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.