dc.description.abstract |
A proposta deste trabalho é despertar no aluno da educação básica um interesse pela literatura,
fazendo com que ele também compreenda a interface social contida em uma obra literária.
Para tanto, utilizamos como material de estudo duas crônicas: Medo da Eternidade (1970), de
Clarice Lispector, e Regina Anastácia (2011), de Conceição Evaristo, como forma de fazer
com que o aluno reflita também, além da riqueza de conhecimento que está presente em cada
obra literária, sobre o processo de escrita feminina, bem como suas dificuldades, conquistas e
resistências. Portanto, este trabalho tem como premissa letrar literariamente o aluno,
despertando o seu senso crítico-reflexivo, fazendo com que ele compreenda tanto o material
literário em si, como o contexto de sua produção. A natureza desta pesquisa é de caráter
qualitativo, bibliográfico e documental. Utilizaremos como ferramenta para a sala de aula as
oficinas de leituras, contidas na sequência didática básica de Cosson (2014), além dos
documentos oficiais, para embasar as concepções acerca das estratégias de ensino,
utilizaremos, no arcabouço teórico, os estudos de: Bortoni-Ricardo (2008), Gil (2002) e Durão
(2015) discutindo acerca dos procedimentos metodológicos dessa pesquisa; Kleiman (2008) e
Cosson (2014) sobre as estratégias de letramento literário; Lobo (1999) e Zolin (2009) em
relação aos estudos da autoria feminina; Barthes (1979) e Culler (1997) acerca da teoria da
literatura, dentre outros autores. |
pt_BR |