UEPB - Repositório Digital

Literatura na educação básica: o imaginário feminino em crônicas de Clarice Lispector e Conceição Evaristo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Priscila Soares de
dc.date.accessioned 2020-12-16T03:39:46Z
dc.date.available 2020-12-16T03:39:46Z
dc.date.issued 2020-07-04
dc.identifier.other CDD 400
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22779
dc.description OLIVEIRA, P. S. de. Literatura na educação básica: o imaginário feminino em crônicas de Clarice Lispector e Conceição Evaristo. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literatura na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A proposta deste trabalho é despertar no aluno da educação básica um interesse pela literatura, fazendo com que ele também compreenda a interface social contida em uma obra literária. Para tanto, utilizamos como material de estudo duas crônicas: Medo da Eternidade (1970), de Clarice Lispector, e Regina Anastácia (2011), de Conceição Evaristo, como forma de fazer com que o aluno reflita também, além da riqueza de conhecimento que está presente em cada obra literária, sobre o processo de escrita feminina, bem como suas dificuldades, conquistas e resistências. Portanto, este trabalho tem como premissa letrar literariamente o aluno, despertando o seu senso crítico-reflexivo, fazendo com que ele compreenda tanto o material literário em si, como o contexto de sua produção. A natureza desta pesquisa é de caráter qualitativo, bibliográfico e documental. Utilizaremos como ferramenta para a sala de aula as oficinas de leituras, contidas na sequência didática básica de Cosson (2014), além dos documentos oficiais, para embasar as concepções acerca das estratégias de ensino, utilizaremos, no arcabouço teórico, os estudos de: Bortoni-Ricardo (2008), Gil (2002) e Durão (2015) discutindo acerca dos procedimentos metodológicos dessa pesquisa; Kleiman (2008) e Cosson (2014) sobre as estratégias de letramento literário; Lobo (1999) e Zolin (2009) em relação aos estudos da autoria feminina; Barthes (1979) e Culler (1997) acerca da teoria da literatura, dentre outros autores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Autoria feminina pt_BR
dc.subject Conceição Evaristo pt_BR
dc.subject Clarice Lispector pt_BR
dc.title Literatura na educação básica: o imaginário feminino em crônicas de Clarice Lispector e Conceição Evaristo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta