UEPB - Repositório Digital

Metodologias alternativas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bandeira, Suzana Clementino
dc.date.accessioned 2020-12-16T12:07:45Z
dc.date.available 2020-12-16T12:07:45Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.issn CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22782
dc.description BANDEIRA, Suzana Clementino. Metodologias alternativas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract No preâmbulo da Educação Básica, em particular a Educação Infantil, prevalece, em sua maioria, aulas tradicionais, baseadas intrinsecamente em exposições orais feitas pelos professores. Nesse modelo de ensino, o docente é visto como o protagonista do processo de ensino-aprendizagem e o aluno é entendido como um mero observador e memorizador, sendo ainda atribuída a este, a tarefa de posteriormente reproduzir as informações através de exercícios avaliativos. Nos últimos anos, essa prática pedagógica vem se modificando e abrindo espaços para novas formas de ensinar e de aprender. A inserção de novas metodologias de ensino, cada dia, vem ampliando os espaços escolares e os discentes ao invés de meros ouvintes passam a ser os protagonistas da aprendizagem, cabendo assim ao professor, a incumbência de fornecer os subsídios necessários para que os mesmos possam despertar seu interesse e criatividade, e assim facilitar o processo de construção do conhecimento. Para que isso ocorra, inúmeros instrumentos podem ser utilizados pelo professor, tais recursos podem ser elaborados por eles mesmo em sala de aula juntamente com os alunos, como jogos didáticos, modelos representativos tridimensionais, cartazes, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos, dentre outros que podem ser confeccionados com baixo custo. Nessa perspectiva têm-se como objetivo geral, neste trabalho, analisar a importância das práticas pedagógicas alternativas, enfatizando a utilização de recursos didáticos não-convencionais, como facilitadores da construção do conhecimento por parte das crianças. Como aparato teórico recorreu-se aos estudos de Tavares (2013), Salgado e Souza (2012), Zabala (1998), Saviani (1991), entre outros. A utilização desses recursos pode promover no educando um interesse maior pelos conteúdos lecionados, o que consequentemente culminará em sucesso na aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Ariane Benício pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino Tradicional pt_BR
dc.title Metodologias alternativas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta