dc.contributor.author |
Pereira, Silvaneide de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-16T13:32:43Z |
|
dc.date.available |
2020-12-16T13:32:43Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22788 |
|
dc.description |
PEREIRA, Silvaneide de Lima. O uso de jogos nas aulas de matemática: metodologia diferenciada. 2014. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente monografia intitulada O uso de jogos nas aulas de matemática: metodologia diferenciada tem o objetivo de apresentar a pesquisa realizada sobre o uso dos jogos matemáticos nas aulas como uma proposta metodológica diferenciada para diversificar o processo ensino/aprendizado. Os jogos no ensino de matemática dão as aulas um processo dinâmico e diferenciado, levando o aluno a desenvolver o raciocínio lógico matemático e uma aprendizagem significativa, conduzindo-o ao pensamento lógico, aonde o aluno não vai apenas aprender as respostas para fazer uma boa prova e passar no final de ano, mas para que ele possa aprender de forma adequada e levar os conhecimentos para a vida cotidiana. Foram usados como aportes teóricos para a pesquisa as obras de alguns teóricos, como Nunes (1990), Thomas O’Brien (2003), Vigostsky (1984), Piletti (1985), Bom (1995) entre outros importantes escritores. Para tal trabalho foi preciso à investigação de alunos e professores sobre a real importância desse procedimento metodológico como forma de ensino. A pesquisa foi realizada através de uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário para os alunos a fim de analisar a relação deles com jogos matemáticos, igualmente com professores para saber a aplicabilidade do uso dessa ferramenta e a importância desse recurso didático. O trabalho se pautou inicialmente no levantamento bibliográfico e depois da análise do uso de jogos em sala de aula e a sua importância como recurso didático pedagógico no ensino de Matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Profa. Ma. Rosimar Socorro Silva Miranda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia diferenciada |
pt_BR |
dc.title |
O uso de jogos nas aulas de matemática: metodologia diferenciada |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |