UEPB - Repositório Digital

O uso de jogos nas aulas de matemática: metodologia diferenciada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Silvaneide de Lima
dc.date.accessioned 2020-12-16T13:32:43Z
dc.date.available 2020-12-16T13:32:43Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22788
dc.description PEREIRA, Silvaneide de Lima. O uso de jogos nas aulas de matemática: metodologia diferenciada. 2014. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia intitulada O uso de jogos nas aulas de matemática: metodologia diferenciada tem o objetivo de apresentar a pesquisa realizada sobre o uso dos jogos matemáticos nas aulas como uma proposta metodológica diferenciada para diversificar o processo ensino/aprendizado. Os jogos no ensino de matemática dão as aulas um processo dinâmico e diferenciado, levando o aluno a desenvolver o raciocínio lógico matemático e uma aprendizagem significativa, conduzindo-o ao pensamento lógico, aonde o aluno não vai apenas aprender as respostas para fazer uma boa prova e passar no final de ano, mas para que ele possa aprender de forma adequada e levar os conhecimentos para a vida cotidiana. Foram usados como aportes teóricos para a pesquisa as obras de alguns teóricos, como Nunes (1990), Thomas O’Brien (2003), Vigostsky (1984), Piletti (1985), Bom (1995) entre outros importantes escritores. Para tal trabalho foi preciso à investigação de alunos e professores sobre a real importância desse procedimento metodológico como forma de ensino. A pesquisa foi realizada através de uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário para os alunos a fim de analisar a relação deles com jogos matemáticos, igualmente com professores para saber a aplicabilidade do uso dessa ferramenta e a importância desse recurso didático. O trabalho se pautou inicialmente no levantamento bibliográfico e depois da análise do uso de jogos em sala de aula e a sua importância como recurso didático pedagógico no ensino de Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Ma. Rosimar Socorro Silva Miranda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Metodologia diferenciada pt_BR
dc.title O uso de jogos nas aulas de matemática: metodologia diferenciada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta