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Muitos são os desafios ligados à educação geográfica dentro das instituições de ensino. Por
isso são comuns afirmações que não correspondem ao papel da geografia nas séries da
educação básica, a exemplo de argumentos como “a geografia é tudo”, disciplina que ensina
“sobre capitais de estados, nomes de cidades e rios”, entre outros. Sabemos como alunoprofessor que este não é o foco da disciplina de geografia nas séries do ensino básico,
porém tal cenário existe porque, ainda hoje, temos uma disciplina muitas vezes alicerçada
em um sistema tradicional de ensino que prioriza a absorção de conteúdos e a pronta
resposta deste ao professor quando solicitado. Este artigo tem como objetivo analisar a
partir da vivência como estagiário os aspectos estruturais e pedagógicos da Escola Estadual
Maria Zeca de Souza, localizado no município de Massaranduba, no estado da Paraíba. E
como objetivos específicos: a atuação do professor no papel de mediador no processo
ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento na formação técnica, visando a
contribuição para a construção de uma sociedade crítica e pensante; Identificar a
metodologia utilizada nas aulas; Verificar as percepções dos discentes em relação a ciência
geográfica. Os procedimentos utilizados se desenvolveram de uma abordagem qualitativa e
quantitativa, em que se permitiu realizar um levantamento de dados com o intuito de
entender e analisar o perfil estrutural, funcional e dos discentes da escola onde se realizou a
pesquisa. Quanto à natureza da pesquisa utilizou-se da pesquisa-ação. Em virtude do que
foi exposto na pesquisa, verificou-se o quanto é importante o componente estágio na
formação docente, pois a partir do que vivenciamos da nossa futura profissão, identificamos
a problemática que rege as instituições de ensino, tanto na parte estrutural, como também
no pedagógico, que infelizmente fará presente no nosso âmbito profissional. |
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