UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado: analogias estruturais e funcionais no processo de ensino aprendizagem da geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Antonio Florêncio de
dc.date.accessioned 2020-12-16T19:34:55Z
dc.date.available 2020-12-16T19:34:55Z
dc.date.issued 2020-12-01
dc.identifier.other CDD 372.89 L732e
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22804
dc.description LIMA, A. F. de. O estágio supervisionado: analogias estruturais e funcionais no processo de ensino aprendizagem da geografia. 2020. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Muitos são os desafios ligados à educação geográfica dentro das instituições de ensino. Por isso são comuns afirmações que não correspondem ao papel da geografia nas séries da educação básica, a exemplo de argumentos como “a geografia é tudo”, disciplina que ensina “sobre capitais de estados, nomes de cidades e rios”, entre outros. Sabemos como alunoprofessor que este não é o foco da disciplina de geografia nas séries do ensino básico, porém tal cenário existe porque, ainda hoje, temos uma disciplina muitas vezes alicerçada em um sistema tradicional de ensino que prioriza a absorção de conteúdos e a pronta resposta deste ao professor quando solicitado. Este artigo tem como objetivo analisar a partir da vivência como estagiário os aspectos estruturais e pedagógicos da Escola Estadual Maria Zeca de Souza, localizado no município de Massaranduba, no estado da Paraíba. E como objetivos específicos: a atuação do professor no papel de mediador no processo ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento na formação técnica, visando a contribuição para a construção de uma sociedade crítica e pensante; Identificar a metodologia utilizada nas aulas; Verificar as percepções dos discentes em relação a ciência geográfica. Os procedimentos utilizados se desenvolveram de uma abordagem qualitativa e quantitativa, em que se permitiu realizar um levantamento de dados com o intuito de entender e analisar o perfil estrutural, funcional e dos discentes da escola onde se realizou a pesquisa. Quanto à natureza da pesquisa utilizou-se da pesquisa-ação. Em virtude do que foi exposto na pesquisa, verificou-se o quanto é importante o componente estágio na formação docente, pois a partir do que vivenciamos da nossa futura profissão, identificamos a problemática que rege as instituições de ensino, tanto na parte estrutural, como também no pedagógico, que infelizmente fará presente no nosso âmbito profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Joana D'arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title O estágio supervisionado: analogias estruturais e funcionais no processo de ensino aprendizagem da geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta