Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso das novas tecnologias aplicadas ao ensino de História, a partir do relato de experiência de minha prática docente em uma escola particular do município de Campina Grande, na turma do 8º (oitavo) ano do ensino fundamental. Tendo em vista, a importância do momento atual no qual vivemos, em que a maioria das atividades economicas e sociais são transformadas e regidas pelos meios tecnológicos. Dessa forma, entendemos a necessidade da educação também adaptar-se a essa nova realidade vivenciada em sociedade. Portanto, com intuido de colaborar com o ensino de História, desenvolvi uma sequência de aulas a partir da utilização das novas tecnologias. A prática docente teve como abordagem metodológica trabalhar o ensino de história a partir da metodologia ativa, com intuito de motivar os alunos a serem criativos, curiosos, autônomos e críticos diante do tema abordado. Para tanto, dialogamos com os seguintes teóricos, Blanco e Silva (1993), Paiva (1999), Veen (2009), Freire (2002), Morán (2015) entre outros estudiosos. Em um primeiro momento, apresentamos a revisão da literatura. Em seguida, descrevemos os sujeitos envolvidos na pesquisa e o relato de experiência das aulas, demostrando como realizei cada momento utilizando dos recursos tecnológicos, como também, apresento os resultados desses momentos de aprendizagem.
Descrição:
HERCULANO, J. T. M. P. Tecnologia e educação: uma prática docente a partir das novas tecnologias. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.