Resumo:
O presente Artigo teve como objetivo analisar as práticas educativas na Escola Municipal Firmo Santino da Silva, localizada na cidade de Alagoa Grande PB. Para tanto, duas questões nortearam a pesquisa: A escola segue a lei 10.639? Como é a interação Educação e Cultura? Tendo isso em foco tomamos como objetivo geral apontar os desafios na educação da escola Quilombola Firmo Santino da Silva, e como objetivos específicos: esboçar a realidade e a interação sociocultural das/os alunas/os; apreender dados sobre a educação escolar quilombola; conhecer de que forma a lei 10639/2003 é trabalhada na escola; e delimitar a relação entre a comunidade e a escola; pontuar as metodologias e os materiais didáticos trabalhados e delimitar a relação entre a comunidade e a escola. A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e de campo. Utilizando um questionário semiestruturado e enviado para o diretor da escola quilombola Firmo Santino. Após o levantamento de dados exposto no questionário, é possível concluir que a escola por mais que tenha algumas dificuldades comuns do cotidiano escolar, ela tem sido uma instituição responsável e vem cumprindo as diretrizes propostas para escola quilombola em seu Projeto Político Pedagógico e em suas práticas educativas e observando a Lei 10.639/03.
Descrição:
Silva, V. da. Escola Quilombola Firmo Santino da Silva e a lei nº 10.639/03. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.