Resumo:
O presente artigo discute a importância da promoção da Educação Patrimonial dentro de sala de aula enquanto instrumento para o ensino de história local que pode ser utilizado por professores e professoras nos diferentes níveis de ensino. Para isso, elegemos como ambiente de pesquisa o trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Campina Grande-PB (SEDUC) que vem ao longo dos anos desenvolvendo diferentes meios para promover a Educação Patrimonial nas escolas do município, ações estas que vão desde a formação e capacitação de professores até a elaboração e produção de jogos pedagógicos em parceria com o IPHAN para distribuição nas escolas. Portanto, através de entrevistas realizadas com a coordenação da SEDUC e da análise dos jogos que foram frutos desta parceria, analisamos as diferentes estratégias para o ensino de educação patrimonial que foram exercidas nas escolas municipais entre 2018 e 2019 no intuito de fomentar uma conscientização nos alunos acerca da importância da preservação do Patrimônio Cultural e Histórico da cidade.
Descrição:
SILVA, M. E. R. “Preservando memórias, construindo saberes”: a SEDUC e a promoção da educação patrimonial nas escolas municipais de Campina Grande-PB. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.