UEPB - Repositório Digital

Letramento digital e produção de sentidos: o uso de Stickers de Whatsapp no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva Neto, Cícero Bezerra da
dc.date.accessioned 2020-12-18T03:09:02Z
dc.date.available 2020-12-18T03:09:02Z
dc.date.issued 2020-08-03
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22835
dc.description SILVA NETO, C. B. da. Letramento digital e produção de sentidos: o uso de Stickers de Whatsapp no ensino médio. 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo propor uma discussão acerca dos sentidos que podem ser construídos por meio referenciais sócio-históricos advindos de contextos da utilização de stickers de Whatsapp. Nessa concepção, a pesquisa fundamenta-se em autores como Soares e Batista (2005), para tratar questões sobre alfabetização; Rojo (2019), que trata do surgimento de práticas baseadas em multiletramentos; Rojo e Moura (2013) e Dionísio (2014), que contribuem no estudo dos textos no âmbito da multimodalidade; Koch e Elias (2008), as quais elucidam sobre o processo de construção de sentidos numa perspectiva interacionista; e Xavier e Serafim (2020), que apresentam o WhatsApp como uma ferramenta de ensino. O corpus é constituído por uma base documental formada por 05 (cinco) stickers, que circulam nas conversas de WhatsApp. No que se refere à metodologia, a pesquisa possui natureza qualitativa, documental e interpretativa, apoiada em estudos bibliográficos. Os resultados mostram que, tendo em vista o caminho que o ensino atravessa, este estudo revela-se como uma alternativa para ajudar os docentes de língua portuguesa a desempenharem atividades que sejam atrativas e produtivas para o crescimento social dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Construção de sentidos pt_BR
dc.subject Sticker pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Letramento digital e produção de sentidos: o uso de Stickers de Whatsapp no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta