UEPB - Repositório Digital

Avaliação classificatória e a Base Nacional Curricular: reflexões sobre os limites dos instrumentos de verificação e mensuração da aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guimarães, Rogério de Albuquerque
dc.date.accessioned 2020-12-18T13:28:55Z
dc.date.available 2020-12-18T13:28:55Z
dc.date.issued 2020-12-03
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22843
dc.description GUIMARÃES, R. de A. Avaliação classificatória e a Base Nacional Curricular: reflexões sobre os limites dos instrumentos de verificação e mensuração da aprendizagem. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo aborda a questão da avaliação classificatória como instrumento de verificação e mensuração da aprendizagem escolar frente a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), parte de um trabalho anteriormente realizado em 2018, no componente curricular “Pesquisa em Educação II” que fora apresentado na VII Semana de Humanidades (2019) no GT-11 (formação dos profissionais da educação), tendo incorporado alterações ao texto original, numa perspectiva reflexiva. Inicialmente buscou-se refletir sobre a prática de professoras da educação básica a partir da avaliação classificatória e das disposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) frente ao atual cenário. Para isso procuramos discutir a prática da avaliação classificatória presente no cotidiano dos docentes da educação básica; apontar os limites da avaliação classificatória realizada nas escolas de educação básica; identificar propostas e práticas voltadas à superação da avaliação classificatória; abordar concepções e práticas avaliativas que consideram a importância da aprendizagem do aluno na escola e enfocar as disposições e orientações presentes na BNCC para avaliação da aprendizagem escolar. Entendendo que, avaliar não é uma tarefa fácil, requer uma série de cuidados e bom senso para não cometer equívocos e muito menos classificar alguém por um método que não leva em consideração o aluno como um todo. A pesquisa de caráter qualitativo centrada no método de estudo de caso, realizada no município de Alagoinha-PB contou com a participação de cinco professoras que lecionam do 1⁰ ao 5⁰ ano do ensino fundamental I. Para elaboração teórica consideramos as produções de Haydt (1997), Libâneo (1994) e Luckesi (1994), o texto da BNCC (2018) e outros. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com oito perguntas subjetivas. Quanto à avaliação os resultados indicam que o método classificatório não é aceito de forma tranquila pelas professoras, pois essas profissionais percebem os limites dessa prática (não permite ver o aluno de forma integral e plena, o aluno submetido a uma situação de teste pode não se expressar por escrito por diversos motivos, dentre eles, a apreensão e o nervosismo, entre outros). Contudo, a organização da escola através da burocracia escolar pode levar os professores a se valerem da avaliação classificatória, mesmo não aceitando como instrumento válido para verificação do aprendizado do aluno. Diante disso, procuramos na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, orientações que nos possibilitem a crítica e a reflexão propositiva no sentido de tentar superar os limites da referida prática pedagógica instituídas nas escolas de educação básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Avaliação classificatória e a Base Nacional Curricular: reflexões sobre os limites dos instrumentos de verificação e mensuração da aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta