UEPB - Repositório Digital

Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Angelina Clara Silva de
dc.date.accessioned 2020-12-19T13:35:54Z
dc.date.available 2020-12-19T13:35:54Z
dc.date.issued 2020-11-26
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22857
dc.description SOUZA, A. C. S. de. Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista a importância das práticas metodológicas no processo de ensino e a incorporação e relevância do tratar a história e a cultura afro-brasileira enquanto educação antirracista, e ainda reconhecendo a profissão do professor enquanto função social estimuladora do pensamento crítico, este trabalho é um artigo feito a partir de um estudo de caso que se destina a descrição da experiência em estágio supervisionado do curso de história, no ano de 2019, com elaboração e execução de um plano de aula para a docência das relações étnico-raciais, a partir do embasamento com a Base Nacional Comum Curricular, com o volume 05 dos Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais, realizado em uma escola estadual de ensino público, no município de Mamanguape, na Paraíba. Trabalhando em específico com alunos de 3º ano médio, sob supervisão do professor Manoel Miranda, abordando a temática da Consciência Negra, com metodologias práticas de abordagem participativa, objetivando comentar a experiência obtida, desenvolvendo questões relativas à educação étnico-racial e à interpretação dos alunos sobre as temáticas em sala e explanando sobre a aplicação da atividade, as reflexões e o produto resultante destas. Os procedimentos metodológicos que compõem a produção do trabalho são a pesquisa bibliográfica, o estudo de campo e a análise do produto e do resultado obtidos. E, como referenciais teóricos utilizou-se Gomes (2017), Gouvêa, Oliveira e Sales (2014), Bittencourt (2008) e Abreu e Mattos (2008). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Bueno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.subject Parâmetros curriculares pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.title Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta