Resumo:
Tendo em vista a importância das práticas metodológicas no processo de ensino e a
incorporação e relevância do tratar a história e a cultura afro-brasileira enquanto
educação antirracista, e ainda reconhecendo a profissão do professor enquanto
função social estimuladora do pensamento crítico, este trabalho é um artigo feito a
partir de um estudo de caso que se destina a descrição da experiência em estágio
supervisionado do curso de história, no ano de 2019, com elaboração e execução de
um plano de aula para a docência das relações étnico-raciais, a partir do
embasamento com a Base Nacional Comum Curricular, com o volume 05 dos
Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia e as Orientações e Ações
para a Educação das Relações Étnico-raciais, realizado em uma escola estadual de
ensino público, no município de Mamanguape, na Paraíba. Trabalhando em
específico com alunos de 3º ano médio, sob supervisão do professor Manoel
Miranda, abordando a temática da Consciência Negra, com metodologias práticas
de abordagem participativa, objetivando comentar a experiência obtida,
desenvolvendo questões relativas à educação étnico-racial e à interpretação dos
alunos sobre as temáticas em sala e explanando sobre a aplicação da atividade, as
reflexões e o produto resultante destas. Os procedimentos metodológicos que
compõem a produção do trabalho são a pesquisa bibliográfica, o estudo de campo e
a análise do produto e do resultado obtidos. E, como referenciais teóricos utilizou-se
Gomes (2017), Gouvêa, Oliveira e Sales (2014), Bittencourt (2008) e Abreu e Mattos
(2008).
Descrição:
SOUZA, A. C. S. de. Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.