Resumo:
O presente trabalho tem objetivo de discorrer sobre o uso dos aparelhos celulares
como possível recurso didático ou metodologia de ensino na aprendizagem, onde podem ser
utilizados como material de apoio didático no ensino em sala de aula do aluno através de um
relato de experiência. Metodologia: A metodologia utilizada foi o relato de experiência
através do uso dos aplicativos “Youtube” e “Google Scholar” para celulares, fazendo o uso
como método de ensino em turmas do ensino fundamental, na Escola Municipal Centro
Educacional Raul De Freitas Mousinho da cidade de Guarabira. Os autores selecionados para
compor o estudo e contribuir para a discussão foram Vasconcellos (1992); Anastasiou e Alves
(2005); Pereira (2009); Souza (2011); Arruda (2013); Hino (2019); Prensky (2001); Araújo
(2005); Cardoso (2016) e Silva e Araújo (2017). Conclusão: O trabalho apresentou os
benefícios que trazem o uso de aplicativos em celulares referentes a recurso didático como
uma maneira de auxiliar o professor em sala de aula, apresentando, a experiência e vivências
do estudante, com inclusão, participação da aula e diminuição da evasão escolar. É de
fundamental importância que o Professor esteja sempre atento para filtrar todas as
informações que aparecem no mundo virtual e aplicar em aula tudo aquilo que venha
enriquecer o aprendizado do aluno.
Descrição:
GALDINO, D. A. Uso de aplicativos no ensino-aprendizagem em uma escola pública de Guarabira: relato de experiência. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.