UEPB - Repositório Digital

Educação e gênero: a representação do feminino no livro didático de geografia da modalidade EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Taís Rodrigues da
dc.date.accessioned 2020-12-20T18:16:58Z
dc.date.available 2020-12-20T18:16:58Z
dc.date.issued 2020-12-04
dc.identifier.other CDD 374 S586e
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22862
dc.description SILVA, T. R da. Educação e gênero: a representação do feminino no livro didático de geografia da modalidade EJA. 2020. 20f. Trabalho De Conclusão de Curso (Licenciatura Em Geografia). - Universidade Estadual Da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A atualidade está composta por novas formas de organização socioespacial. Partindo dessa constatação, também verifica-se que a mulher exerce papel fundamental na construção dos espaços, embora isso não seja suficientemente reconhecido socialmente. Mediante o exposto, o objetivo central deste trabalho é identificar a presença do feminino representado no livro de Geografia utilizado em algumas escolas da zona oeste da cidade de Campina Grande- PB, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista que os debates sobre gênero vêm tomando novos formatos no Brasil, sendo inclusive tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Embora tal documento seja vencido pela atual Base Nacional Comum Curricular, continuam necessários estudos que vislumbram analisar os livros didáticos, onde seja possível identificar a real importância da ciência geográfica para a formação de um pensamento crítico referente às questões de gênero, com destaque para a igualdade entre homens e mulheres. Esta é uma pesquisa de cunho exploratório, que se iniciou a partir da utilização do material didático em escolas da rede pública de ensino e teve fundamento após a leitura de renomados teóricos da Geografia. Estudar a ciência geográfica a partir das categorias: espaço e gênero se faz necessário para que as explanações discursivas em sala de aula tenham um viés crítico. Após analisar os conteúdos presentes no livro didático de Geografia foi possível compreender qual a importância da luta pelos direitos conquistados pelas mulheres e as causas que excluem o feminino dos livros didáticos, e também, como a Geografia, através da categoria espaço pode auxiliar, tornando-se veículo de construção da igualdade de gênero. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.title Educação e gênero: a representação do feminino no livro didático de geografia da modalidade EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta