UEPB - Repositório Digital

Metodologia facilitadora da aprendizagem no ensino de física: experimentação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lacerda, Claudia Roany Araújo
dc.date.accessioned 2020-12-20T23:15:21Z
dc.date.available 2020-12-20T23:15:21Z
dc.date.issued 2020-11-19
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22867
dc.description LACERDA, C. R. A. Titulo: Metodologia facilitadora da aprendizagem no ensino de física: experimentação. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Nesse trabalho consideramos como base principal a problemática da dificuldade de aprendizagem dos conteúdos e do estímulo a gostar da Física, no ensino fundamental II e médio de escolas públicas. Objetivamos nesse trabalho de conclusão de curso (TCC) observar se o uso da experimentação na apresentação dos conteúdos de Física em sala de aula melhoram a aprendizagem do aluno. A experimentação explorada de uma forma estratégica pode tornar o ensino de Física mais estimulante e produtivo. Como a experimentação pode atuar no desempenho dos alunos, quais pontos são negativos e positivos para o ensino de Física na escola. Nossa metodologia consiste numa pesquisa qualitativa e de observação empírica, onde desenvolvemos os juízos desse estudo através de aulas expositivas e experimentais com os alunos envolvidos. Justificamos a importância desse trabalho com base na necessidade de um maior aproveitamento pedagógico no ensino de Física que pode ser adquirido quando utilizamos a experimentação de forma mais dinâmica e inovadora. Ademais, após a abordagem de todos esses pontos, abordaremos também a importância do ensino de Física se estiver atrelado ao cotidiano, logo facilitando a compreensão do estudante. Destarte, é partir desses pressupostos que observamos o quão proveitoso pode se tornar o estudo da Física em sala de aula se posta de maneira atrativa, por conseguinte, desvinculando essa perspectiva incrustrada de um ensino cansativo e complexo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Aulas experimentais pt_BR
dc.subject Abordagem inovadora pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.title Metodologia facilitadora da aprendizagem no ensino de física: experimentação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta