UEPB - Repositório Digital

Percepções dos estudantes dos anos finais do curso de Pedagogia (UEPB/Campus III) sobre as "classes hospitalares"

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jaqueline Rodrigues da
dc.date.accessioned 2020-12-21T10:16:57Z
dc.date.available 2020-12-21T10:16:57Z
dc.date.issued 2020-12-15
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22870
dc.description SILVA, J. R. da. Percepções dos estudantes dos anos finais do curso de Pedagogia.(UEPB/Campus III) sobre as "classes hospitalares". 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem por tema central Percepções dos estudantes dos anos finais do curso de Pedagogia (UPEB / Campus III) sobre as “Classes Hospitalares”. Os objetivos deste trabalho são: analisar as produções científicas sobre as classes hospitalares, abordando essencialmente: os fundamentos teóricos, históricos e legais que sustentam esse dispositivo, bem como o papel e os desafios dos educadores que atuam nesses espaços educativos; averiguar, por meio de questionário, as percepções dos alunos/as dos últimos anos do curso de Pedagogia da UEPB (Campus III) com relação às classes hospitalares, e identificar a contribuição da Instituição (UEPB) quanto a formação dos discentes na área da educação em saúde. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, denominado “Estudo do Estado da Arte”, na plataforma “SciELO”. Posteriormente, foi aplicado um questionário online, junto aos discentes que estudam na UEPB – Campus III, por meio do link enviado pelo WhatsApp, criado por uma plataforma virtual. O referido questionário, contém dezessete questões abertas e fechadas, predominando a participação de vinte e dois pedagogos/as. Os dados permitem constatar que mesmo considerando as escolas, empresas, e hospitais como espaços de atuação dos pedagogos, ainda há um desconhecimento sobre as classes hospitalares, que aponta para uma lacuna na temática, no âmbito do curso de Pedagogia da UEPB (Campus III) e, dessa forma, para a necessidade de uma reformulação curricular que venha ao encontro da necessidade de formação de um profissional de Pedagogia efetivamente capacitado para atuar, com competência, nos diferentes espaços educativos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcelo Saturnino da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Classes hospitalares pt_BR
dc.subject Percepções pt_BR
dc.subject Formação de pedagogos pt_BR
dc.title Percepções dos estudantes dos anos finais do curso de Pedagogia (UEPB/Campus III) sobre as "classes hospitalares" pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta