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Síndrome de Burnout em docentes: Uma revisão da literatura

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dc.contributor.author Marinho, Maria Izabel de Macêdo Bezerra
dc.date.accessioned 2020-12-21T14:07:11Z
dc.date.available 2020-12-21T14:07:11Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.other CDD 617.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22884
dc.description MARINHO, M. I. de M. B. Síndrome de Burnout em docentes: Uma revisão de literatura. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Exercer uma profissão tem importância essencial para o desenvolvimento de uma sociedade, promove a formação da identidade de um indivíduo através do ofício, para garantir meios de subsistência e, dependendo de suas condições, proporciona qualidade de vida. A maioria das carreiras são desafiadoras no sentido de adequar a carga horária executada com fatores como estresse ocupacional gerado por problemas de trânsito, dupla jornada laboral, relações interpessoais, má remuneração, necessidade de emprego, ritmo acelerado da vida cotidiana, acompanhar avanços tecnológicos, más condições de serviço, insegurança, concorrência entre outros. O cargo de docente é uma atividade que envolve intenso contato entre pessoas, sendo considerada pela Organização Internacional do Trabalho como uma das mais estressantes. Os professores estão expostos a uma série de agentes debilitantes como: exaustão emocional, despersonalização, baixo nível de realização profissional, conflito pessoal nas relações de sobrecarga. Todos esses elementos acabam por desencadear doenças ocupacionais como o Esgotamento Profissional, também conhecido como Síndrome de Burnout, fenômeno psicossocial que surge como uma reposta crônica ao estresse no trabalho. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura acerca do Esgotamento Profissional ocorrente em docentes. Foi feito um levantamento nas bases de dados do Portal Regional da BVS, Biblioteca Virtual em Saúde, LILACS, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, SciELO, Scientific Electronic Library Online e Google Acadêmico, através dos descritores “Esgotamento profissional”, “Docentes” e “Brasil”. Seguindo com os critérios de inclusão e exclusão, feita a filtragem, totalizou-se 8 artigos para realizar esta revisão. Após a leitura e análise dos artigos científicos selecionados, verificou-se que a profissão docente se caracteriza por considerável exposição ao estresse e, consequentemente acarreta problemas de saúde ocupacional como o Esgotamento Profissional à grande maioria desses profissionais, sejam eles atuantes no ensino básico ou superior, com suas respectivas demandas. Esta revisão da literatura fomenta o desenvolvimento de outras pesquisas, sugerindo-se a exploração de metodologias mais audaciosas, a fim de compreender melhor as dinâmicas que envolvem o Burnout, para desta forma contribuir com a progressão de melhores estratégias de prevenção e manejo desta síndrome. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Estresse pt_BR
dc.subject Síndrome de Burnout pt_BR
dc.subject Esgotamento profissional pt_BR
dc.title Síndrome de Burnout em docentes: Uma revisão da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


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