dc.contributor.author |
Silva, Maura Guterres da |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-21T14:08:15Z |
|
dc.date.available |
2020-12-21T14:08:15Z |
|
dc.date.issued |
2020-03-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22886 |
|
dc.description |
SILVA, M. G. da. Reflexões sobre o desenvolvimento de competências no estágio supervisionado no ensino de Biologia. 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho trata-se do relato de estágio supervisionado no ensino de biologia realizado entre os meses de abril a junho de 2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande. Após a conclusão do estágio tomei o relatório como base a reflexão da minha experiência didático pedagógica. De acordo com a bibliografia da área de ensino, o Estágio Supervisionado deve ser o momento em que docentes em formação têm a oportunidade de vivenciar a relação teoria e prática. Contudo, a literatura também relata a dificuldade para que este processo ocorra. Comigo não foi diferente. Apesar de esperar uma prática diferenciada da tradicional, foi a única que consegui desenvolver. Mas mesmo com a falta de recursos mais atrativos houve a interação docente-discente através de atividades de fixação de conteúdo. Durante estes momentos havia descontração para que as perguntas acontecessem e assim eu ia tendo mais oportunidade de trabalhar melhor os conteúdos. Analisei meu relato em relação às dez competências recomendadas por Perrenoud para a docência e conclui que desenvolvi apenas três: envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; trabalhar em equipe; e enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. Considero que a vivência do estágio foi importante pois, ainda que diferente da expectativa teórica, pude refletir sobre os problemas e dificuldades vão existir no campo de trabalho da docência e como precisamos estar preparados para contornar essas situações. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Roberta Smania Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre o desenvolvimento de competências no estágio supervisionado no ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |