Resumo:
Este presente trabalho, com foco em literatura e letramento literário, tem como objetivo
principal uma proposta de leitura para ser aplicada no Ensino Médio da Educação Básica.
Para isto, escolhemos a obra Orgulho e Preconceito (1813), da famosa romancista Jane
Austen em formato de História em Quadrinhos. O livro, escrito durante o Romantismo, se
tornou um clássico literário e na obra podemos ver a escritora fazer várias críticas aos papéis
impostos às mulheres durante o século XIX, mas que ainda possuem tons atuais. Posto isto,
nós visamos trazer uma proposta que seja possível de aplicação em sala de aula, fazendo com
que os alunos consigam se conectar com o universo literário, tendo uma aprendizagem e
leitura efetiva. Assim sendo, como aporte teórico principal nós teremos os estudos de Rildo
Cosson (2014) e Silva (2015), que trazem problematizações que nos fazem refletir acerca do
processo de ensino de literatura atualmente. Além disso, falaremos como podemos fazer uso
da literatura para trabalhar temas sociais e culturais, em especial gênero e sexualidade, usando
os temas transversais, e como as Histórias em Quadrinhos podem ser usadas como
ferramentas de ensino, conforme postulam Vergueiro (2016) e Xavier (2017). Por fim,
propomos possibilidades de atividades utilizando a obra escolhida e as etapas de leitura do
letramento.
Descrição:
PEREIRA, A. P. da S. Literatura e Feminismo: introduzindo temas transversais através da HQ Orgulho e Preconceito. 2020. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.