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Aspectos históricos do Programa Universidade para Todos (PROUNI) como política pública educacional entre os anos de 2005 e 2010

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dc.contributor.author Brito, Daniele Marcelino de
dc.date.accessioned 2021-01-29T21:00:14Z
dc.date.available 2021-01-29T21:00:14Z
dc.date.issued 2020-12-15
dc.identifier.other CDD 379
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22956
dc.description BRITO, D. M. de. Aspectos históricos do Programa Universidade para Todos (PROUNI) como política pública educacional entre os anos de 2005 e 2010. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Desde sua origem o processo educacional brasileiro é permeado pela lógica social vigente. Muitos pesquisadores/as pensam e discutem que a escola é quem pauta as mudanças sociais, no entanto, isso é bem diferente do que acontece, pois, é a sociedade que pauta a prática educativa. O objetivo geral deste trabalho, é analisar através da perspectiva das políticas que foram implementadas na educação superior entre os anos de 2010 a 2015, partindo de um norte que inclui discutir os aspectos históricos, avaliar os avanços e os recuos de tal política. Os objetivos específicos são: realizar um breve apanhado histórico sobre a educação no Brasil; Identificar a importância da LDB para o Ensino Superior; Exemplificar quais as metas do PNE com relação a Educação Superior; Descrever as transformações no Ensino Superior com o surgimento do PROUNI e outras políticas públicas voltadas para a educação entre 2005 a 2010. O método utilizado nesta pesquisa para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica/documental, onde foi possível colher as pesquisas sobre a temática dos autores que já escreveram sobre o assunto. Tratando-se de um trabalho realizado a partir da pesquisa bibliográfica, identificamos as categorias de análises recorrente em cada trabalho analisado com o intuito de destacar os aspectos e as dimensões das políticas educacionais que elencaram em diferentes épocas e lugares, tais como o PROUNI. Obteve-se como resultado desta pesquisa, a informação de que houve expansão do número de vagas do ensino privado consideravelmente, como consequência das transformações e implementações de programas, especialmente o PROUNI com aumento, também, da população e desenvolvimento industrial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Waldeci Ferreira Chagas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.subject PROUNI pt_BR
dc.subject Programas Sociais pt_BR
dc.title Aspectos históricos do Programa Universidade para Todos (PROUNI) como política pública educacional entre os anos de 2005 e 2010 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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