Resumo:
Com base na legislação educacinal, a oferta de formação continuada, assim como, o preparo do docente, deve ser prioridade nas agendas governamentais, permitindo o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no processo de formação inicial e elevando a qualidade do ensino e da aprendizagem dos sujeitos. Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento das políticas de formação continuada, destinada aos professores da Educação de Jovens e Adultos no município de Solânea/PB. Assumimos a abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso como procedimento metodológico do questionário, aplicado junto a 05 professores/as das instituições locus da pesquisa. Teoricamente, nos apoiamos nas leituras de autores como: Barreto e Barreto (2011); Saviani (2009); Freire (1987, 1989, 1996); Gadotti (2011), Rua (2005), entre outros. Os resultados evidenciaram que os professores compreendem a importância e a necessidade da formação continuada para aperfeiçoamento da profissão docente e favorecimento do desempenho das atividades didático-pedagógicas voltadas para os sujeitos da EJA. A partir da pesquisa de campo, evidenciamos que embora a formação continuada tem sido ofertada para os professores da EJA, a falta de regularidade dos encontros e o distanciamento da proposta de formação e dos formadores, considerando a realidade da EJA, da escola e do município, se constituem um impeditivos para uma ação mais eficaz nesse campo de saber. Apesar disso, constatamos que palestras e orientações são oferecidas, constantemente, pela equipe pedagógica do município e nas escolas têm contribuído para o enfrentamento dos desafios e necessidades dessa modalidade, contribuindo no ensino e aprendizagem dos educandos Jovens e Adultos.
Descrição:
SOUZA, M. do P. de. Política de formação continuada de Professores(as) da EJA e suas Implicações na prática pedagógica. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.