Resumo:
O presente trabalho resulta de pesquisa bibliográfica, motivado por reflexões sociológicas advindas do processo de formação acadêmica no curso de Sociologia, mais especificamente inspirado pelo estágio que realizei na Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira durante o período de um ano e seis meses. Procura analisar o tema evasão escolar no Brasil: causas e consequências sob uma ótica sociológica e estatística, fundamentando-se, portanto, em estudos sociológicos clássicos, dados estatísticos, pesquisas históricas e relatos documentais. O método de pesquisa utilizado para a construção do artigo foi bibliográfico e documental, tendo como motivo a utilização deste método a atual situação epidemiológica vivida no mundo. A análise do tema quando associada em conjunto com dados estatísticos, teses sociológicas e pesquisas históricas permite revelar as raízes da evasão escolar no Brasil, destrinchando de forma clara e objetiva suas causas, problemas e origens, a fim de que através da explanação plena do tema seja possível obter soluções contundentes para a lide. A relação entre sociologia e evasão escolar ultrapassa as barreiras do estudo realizado apenas em sala de aula, os conhecimentos obtidos durante o curso quando aplicados no caso concreto permite-nos enxergar a problemática da evasão sob uma nova ótica, revelando a partir da análise pragmática do trabalho os avanços e regressos obtidos na área.
Descrição:
RODRIGUES, D. de F. S. Evasão escolar no Brasil: causas e consequências sob a ótica sociológica no estado da Paraíba (2018-2020). 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia). – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.