Resumo:
O interesse em pavimentos que entreguem maiores benefícios a seus usuários vem crescendo
a cada ano, fazendo com que várias vias de paralelepípedos sejam revestidas com CAUQ,
aproveitando o greide de pedra como base. Porém o aumento da frota veicular, juntamente
com a falta de uma eficiente gestão dos pavimentos acarretam em patologias e devem ser
investigadas periodicamente. Diante disso, este trabalho objetiva a avaliação e o diagnóstico
da condição patológica funcional de pavimentos asfálticos compostos por base em
paralelepípedos de quatro trechos (A, B, C e D) de travessias urbanas da PB-105, localizadas
nas cidades de Remígio e Arara, na Paraíba, sugerindo para cada trecho ações de Manutenção
e Restauração (M&R). A metodologia consistiu de revisão bibliográfica descritiva e
exploratória, acompanhada da utilização da Norma DNIT 006/2003-PRO para a avaliação e
análise de dados. Diante do levantamento de dados, observou-se um alto grau de degradação
em todos os trechos, com patologias avançadas em seu grau de severidade, tais como trincas
do tipo FC-2 e FC-3, panelas, desgaste, dentre outros, tendo o trecho A um IGG de 201,
classificado como péssimo, o trecho B com 136, classificado como ruim, o trecho C com 326,
classificado como péssimo e o trecho D com 157, resultando em Ruim. As classificações
foram condizentes com o visto in loco e, diante disso sugeriu-se para os trechos B e D
operações de conservação e para os trechos A e C o recapeamento asfáltico, contribuindo,
com isso, para uma eficiente infraestrutura viária.
Descrição:
NOBRE, Matheus Sales de Araújo. Estudo de caso: análise objetiva de pavimento com base paralelepipédica em trechos de travessias urbanas da PB-105. 2020. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.