Resumo:
Este trabalho tem por escopo analisar a articulação entre a formação acadêmica
docente e o preparo de professores para atuarem no contexto da educação
prisional. Considerando que, a educação em cárcere se constitui em um importante
instrumento de ressocialização e reintegração dos sujeitos apenados, buscamos
identificar os possíveis desafios enfrentados pelos docentes, aja vista a falta de uma
abordagem mais específica deste tema nos cursos de licenciatura, bem como da
escassez de recursos do próprio aparelho estatal para dar suporte aos profissionais
que já atuam neste campo. Para isto, realizamos uma pesquisa por meio de
aplicação de questionário junto a professores e graduandos de diferentes cursos de
licenciatura da cidade de Campina Grande-PB para entendermos como se dá a
relação entre a formação nas universidades e o preparo para docência nas prisões.
Investigamos também as práticas educativas para Jovens e Adultos exercidas na
escola Paulo Freire que funciona na penitenciária regional de Campina Grande
Raymundo Asfora – PB (Serrotão), a fim de problematizarmos as condições da
docência no âmbito prisional. Desta forma, buscamos discutir a importância do
debate sobre educação prisional na academia, e da realização de cursos de
formação continuada enquanto estratégias fundamentais para o preparo de
professores para atuarem neste campo e assim, promover uma educação
emancipatória nestes espaços.
Descrição:
ARAÚJO, L. R. G de. A formação docente e a educação nas prisões: a preparação do professor e os desafios da educação prisional. 2019. 32f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.