Resumo:
A residência pedagógica enquanto programa de formação inicial à docência, permite o conhecimento da escola através de experiências diferenciadas, possibilitando novos olhares
para a formação inicial e o campo de atuação da docência na educação básica. Neste artigo
apresentamos como objetivo principal analisar experiências, resistências e resultados através
da atuação como docente no subprojeto História d o Programa de Residência Pedagógica da
Universidade Estadual da Paraíba campus de Campina Grande PB. Os relatos de nossa
experiência no subprojeto fazem parte da ação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio José Borges de Carvalho, em Alagoa Nov a PB, com uma turma de 9ª ano do ensino
fundamental II. Diante disso, a principal motivação para produção deste trabalho decorre de
possibilitar um maior conhecimento e disseminação referente ao programa da residência
pedagógica presente nas licenciatura s, bem como dos seus processos de efetivação e de como
ocorre a dinâmica do trabalho e de sua prática possibilitada por meio da inserção de
graduandos no ambiente escolar como regentes de aula. Consideramos que a atuação como
residente no programa de Residência Pedagógica, permite entrelaçar aspectos teóricos e
práticos do trabalho docente, para que o graduando conheça os desafios de ensinar a partir de
sua vivência na sala de aula de História, o que nos permite ressaltar os objetivos e resultados
apresenta dos pela residência pedagógica na educação básica.
Descrição:
SOUZA, O. M. Paulino B. de. A residência pedagógica: experiências e desafios no ensino-aprendizagem em história na educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.