UEPB - Repositório Digital

Laboratório de Ensino de Matemática: concepções, contribuições e desafios deste recurso para o ensino da matemática na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Paulo Sérgio de
dc.date.accessioned 2021-02-22T13:31:57Z
dc.date.available 2021-02-22T13:31:57Z
dc.date.issued 2020-12-09
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23023
dc.description MEDEIROS. P. S. Laboratório de Ensino de Matemática: concepções, contribuições e desafios deste recurso para o ensino da matemática na educação básica. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista que o ensino da Matemática tem sido desenvolvido basicamente com aulas expositivas, e este método tem se mostrado ineficaz para uma aprendizagem significativa, pesquisa-se sobre a importância do Laboratório de Ensino da Matemática, a fim de incentivar professores e gestores escolares a priorizarem a criação (onde não há) e a utilização frequente (onde já existe) este recurso. Para tanto, é necessário destacar algumas contribuições de sua utilização para o ensino e aprendizagem, os desafios que podem surgir ao se adotar esta metodologia em escolas públicas, e a possibilidade de montar um Laboratório de Ensino de Matemática de baixo custo que se adeque a diferentes realidades. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados através de questionários. Diante disso, verifica-se que existe um movimento de professores em busca de alternativas que contribuam para dinamizar suas aulas, o Laboratório de Ensino de Matemática é considerado recurso indispensável para o ensino prático da matemática, e que professores já almejam a construção de Laboratórios de Ensino de Matemática em suas escolas e contam com o apoio dos gestores, o que impõe a constatação de que existe uma necessidade da existência de aulas praticas de Matemática e que o Laboratório de Ensino de Matemática pode contribuir de forma significativa para o ensino e a aprendizagem significativa da matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Kilmara Rodrigues dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Laboratório de Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Escolas públicas pt_BR
dc.title Laboratório de Ensino de Matemática: concepções, contribuições e desafios deste recurso para o ensino da matemática na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta