Resumo:
A literatura infantil e juvenil é de fundamental importância para o desenvolvimento do imaginário das crianças e jovens, e vem colaborando há muitos anos na educação. No decorrer dos anos, houver a grande necessidade de um aprimoramento a esta literatura, visto que, na época do grande escritor Charles Perrault, ainda não havia um olhar voltado às peculiaridades da infância. Portanto, no decorrer do tempo, os textos literários ganharam funções, como: aguçar o imaginário, capacitar o domínio da linguagem e socializar os indivíduos. Nessa perspectiva, temos como objeto de estudo a obra Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado. A finalidade deste trabalho é analisar os diferentes medos presentes nas personagens Pluft e Maribel, utilizando o método critico-analítico, estruturado metodologicamente por uma reflexão acerca da literatura infantil e juvenil, com base nos teóricos: Pereira (2005), Cadermartori (2006), Silva (2008), Oliveira (2009), Cavalcanti (2009), Ferreira (2003), Lomardo (1994), Campos (1998), Colomer (2017), Cunha (1985), França (2017), entre outros autores que ajudaram a nortear o presente trabalho. A questão central desta pesquisa gira em torno do medo presente em Pluft e Maribel, e como esse medo desencadeia a ansiedade na medida em que interferem nas ações e reações de ambas as personagens
Descrição:
SILVA, Andreza Rayane Monteiro da. Teatro infantil: uma leitura de Pluft, o fantasminha. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.