Resumo:
O ensino de literatura tem sido marcado por protocolos que acabam interferindo na formação de leitores. Ao longo das últimas décadas, os estudos sobre formação de leitores têm evidenciado equívocos na forma como ocorre o processo de escolarização da leitura literária e reiterado a necessidade de ressignificação das aulas de literatura que precisam deixar de lado a herança historicista e priorizar o contato efetivo do aluno com o texto. Pensando nisso, o presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de abordagem do romance “A Bagaceira”, de José Américo de Almeida (2005), a ser aplicada no ensino médio. Tal proposta revela-se duplamente relevante: primeiro, porque são poucos os trabalhos que se voltam para pensar alternativas metodológicas para a abordagem do gênero romance em sala de aula; segundo, porque reiteramos a necessidade de abordagem de obras já clássicas em nossa literatura e, ao procedermos assim, propomos, de certa forma, uma reinserção da leitura na íntegra do romance de José Américo de Almeida à sala de aula, visto que, na maioria das vezes, ocorre apenas a leitura de partes soltas da obra. Para subsidiar a nossa proposta, pautamo-nos na perspectiva do letramento literário, conforme delineado por Cosson (2016). Esperamos que os procedimentos apresentados possam servir de norte para a realização de aulas com o gênero romance e, uma vez testados em sala, possam ser adaptados conforme o público leitor.
Descrição:
COUTO, T. L. R. A bagaceira em sala de aula: uma proposta didática. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. [Artigo]